Quinta, 08 Setembro 2022 16:07

Palestra com o tema do Agosto Lilás com o Grupo da Terceira Idade

Palestra com o tema do Agosto Lilás com o Grupo da Terceira Idade Palestra com o tema do Agosto Lilás com o Grupo da Terceira Idade
A Prefeitura Municipal de Teixeirópolis através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho - SEMAST e do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS realizou no dia 26 de Agosto de 2022 com o Grupo da Terceira Idade: Raízes da Sociedade o Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Pessoa Idosa no Centro de Referência da Pessoa Idosa.

Foi realizada uma palestra com o tema do Agosto Lilás, é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes. Entre os temas abordados estavam os tipos violência, fases do ciclo violento, motivos pelos quais muitas mulheres se calam e os meios de denuncia.

O momento teve como objetivo proporcionar o desenvolvimento de atividades que contribuam no fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário, a prevenção de situações de risco social e o desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade dos idosos.

Em seguida foram realizados exercícios físicos com os idosos, exercícios esses que foram ministrados pela professora Kelly, entre as atividades passadas tiveram alongamentos, atividades com cabos de vassoura e garrafas de plásticas com areia dentro.

A prática de atividade física para idosos está associada à longevidade e ao menor risco de morbilidade. Os exercícios físicos para terceira idade podem estar associados à prevenção de doenças crônicas cardiovasculares, prevenção de quedas, autonomia para tarefas do dia-a-dia.
As atividades foram encerradas com o café da manhã servido após a finalização dos exercícios.